FATOS POLICIAIS

terça-feira, 22 de dezembro de 2020

EXTINTO SEGUNDO CARTÓRIO JUDICIÁRIO DA COMARCA DE CARAÚBAS

 


EXTINTO SEGUNDO CARTÓRIO JUDICIÁRIO  DA COMARCA DE CARAÚBAS

             O 2º Cartório da Comarca de Caraúbas foi criado em 1936 e que teve como primeiro tabelião a pessoa de  REINALDO FERNANDES PIMENTA FILHO.

          Eis alguns tabeliões que passaram pela direção do 2º Cartório:

REINALDO FERNANDES PIMENTA FILHO – 1936 – Natural de Caraúbas, filho de Reinaldo Fernandes Pimenta (13/7/1868 – 30/08/1941, filho de Manuel Lúcio Fernandes e Inocência Gaudêncio Fernandes; e de Abigail Fernandes de Oliveira, filha do Coronel Manuel Antonio de Oliveira. Casou-se em 12 de janeiro de 1935, com GISELIA GURGEL FERNANDES, natural de Janduís-RN, filha de João Augusto Fernandes e Eduvuges Gurgel Fernandes. Dessa união nasceram os seguintes filhos: KERGINALDO FERNANDES PIMENTA, casado com Geraldina de Medeiros Fernandes; MARIA DE SALETE FERNANDES PIMENTA, casada com Manoel Tavares; JOSÉ ANCHIETA FERNANDES PIMENTA; MIRIAM FERNANDFES DE BITTENCOURT RÉGIS, casada com Paulo de Bittencourt Régis; IAPONIRA FERNANDES PIMENTA, faleceu aos 8 anos de idade; JOÃO CHARLIER FERNANDES, casado com Severina Marcolina Viana; FERNANDO GURGEL PIMENTA, casado com Sara Leão; IRENE FERNANDES GURGEL, casada com Judson de Souza Dantas; e MARIA CÉLIS FERNANDES.

JOSÉ SOARES FILHO – 1958 -, conhecido popularmente pelo epíteto de “ZÉ SOARES” natural de Caraúbas, nascido em 11 de maio de  1927 e falecido em 12 de abril de 1970, filho de  José Soares de Brito e Raimunda Saul da Costa. Iniciou-se na vida como comerciante com pequena “arapuca”, , como dizia, armada no mercado público de Caraúbas, mas não teve resultados satisfatórios.

        Em 1948 de 1948, transferiu-se para a cidade de Areia Branca, a convite do seu grande protetor, o saudoso governador Jerônimo Dix-sept Rosado Maia, exonerando-se poucos depois, para tentar a vida no Rio de Janeiro, onde logrou pouco êxito.

        De regresso a sua terra natal, ingressou na política, como candidato a vereador, não se se elegendo no pleito eleitoral de 3 de outubro de 1954, apenas conquistando a primeira suplência, posteriormente assumiu ao mandato por impedimento do vereador de quem era suplente. Em 1958, voltou à luta, conseguindo desta vez eleger-se na legenda do PR. No término do mandato, num gesto impulsivo, renunciou o cargo. Na campanha de1958 conseguiu reeleger-se pela legenda da UDN, com 173 votos.José Soares exerceu a função de tabelião do 2º Cartório por mais de 12 anos.

IOLANDA GURGEL BEZERRA GUERRA - 1970

 RAIMUNDO RODRIGUES DE FREITAS – 1975 – assassinado em 18 de julho de 1978

JOSÉ MARIA DO NASCIMENTO – 20/07/1978

FRANCISCO CANINDÉ  JÁCOME DA SILVA – 11/5/79  a 10 de setembro de 2000 – Natural de Campo Grande, nascido em 10 de outubro de 1953, filho de Luiz Jácome e Severina Carlos da Silva Jácome, casado com Rita de Cássia Moura Jácome.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EXTINTO PRIMEIRO CARTÓRIO JUDICIÁRIO DE CARAÚBAS

  EXTINTO PRIMEIRO CARTÓRIO JUDICIÁRIO DE CARAÚBAS Foi instalado em 23 de outubro de 1888, denominado de Cartório único, posteriormente  c...